domingo, 15 de julho de 2012

Galway Film Fleadh


Continuando a temporada de festivais, chegou a hora do que eu mais estava esperando: o festival de filmes. Claro que depois do banho de água fria que tive no Volvo Ocean Race, tinha perdido toda e qualquer expectativa.

Faixa simplesinha, mas que esconde uma boa programação.
O Galway Film Fleadh (Fleadh se lê “flá”) é um dos maiores festivais de filme da Irlanda, acontece todos os anos no mês de julho e está na 24ª edição. Por seis dias, cineastas, produtores, diretores, atores e cinéfilos de toda a Irlanda circulam por aqui. Esse ano foram sete premieres europeias e 13 mundiais durante o festival. (Alguns dos atores de Game of Thrones estavam por aqui \o/)

Cinema sobre rodas: sessões no Cinemobile sempre lotadas
Fui selecionada pra ser voluntária e ajudar naquelas coisinhas básicas: confere ticket, entrega cédula de votação, cuida da mesa de merchandising, etc... mas em compensação, todas as sessões que não estavam lotadas, eu pude assistir :D. Como tem várias coisas acontecendo ao mesmo tempo e em lugares diferentes, é difícil acompanhar. Mas deu pra ver muita coisa bacana. 

A foto tá péssima, mas dá pra ver que eu sou voluntária, né? :D
De uma forma simples, foi tudo super bem organizado. Eu sabia o meu papel, os coordenadores também e todo mundo foi muito querido e prestativo e super me deram força, mesmo eu sendo estrangeira. O mais engraçado é que era uma oportunidade bacana pra aprimorar meu inglês... mas o que eu encontro no primeiro dia? Uma irish que fala fluentemente português ¬¬. De qualquer forma, foi muito bom ter contato direto com gente daqui.

Esse é um dos poréns de estudar uma língua em outro país. Muitas vezes a gente fica preso ao ambiente escolar e só faz amigos dentro da escola. Sim, é ótimo, tu conhece muita gente do mundo inteiro, mas fica faltando aquele contato mais direto com o local onde tu tá e com as pessoas. Ainda mais aqui, onde o sotaque irlandês é difícil de entender (até mesmo entre os nativos!)

Hoje foi o último dia, infelizmente. Esse clima de festival é uma mistura de tensão – porque somos da organização e temos que fazer dar certo – com uma empolgação que fazia tempo que eu não sentia. Assistir filmes, comentar, falar do diretor, influências etc etc parece chato pros outros, e deve ser mesmo. Mas pra quem curte é tipo uma doença. E fazer isso em inglês foi demais... Fazia tanto tempo que eu não assistia um flime e prestava atenção nele que eu tinha até esquecido como eu adoro falar sobre isso. 

Galway despertando paixões de um passado não tão distante.

6 comentários:

  1. A lista de filmes e séries pra nós vermos já tah grande! =p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois desse festival, vai ser maior ainda, pode crer.

      Excluir
  2. Que bom que participaste deste trabalho Celli, sonhei contigo ha 2noites e tu estava participando de uma selecao de emprego na Irlanda hahaha,bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah ih Grasi. Seleçao de emprego aqui na Irlanda tá difícil até pra quem e daqui... realiza pra quem é de fora! Beijão!!!

      Excluir
  3. Nossa, deve ter sido o máximo! imagina ir num festival e ficar falando horas sobre os filmes, diretores e etc (em inglês então deve ter sido mara!)

    ResponderExcluir